Continental é eleita pela 3ª vez como uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil

A Continental acaba de ser eleita pelo 3º ano consecutivo como uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil, numa premiação promovida pela revista VOCÊ S/A em parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA). Representantes da fábrica da Continental em Camaçari receberam o prêmio na noite da última terça-feira (17), em uma cerimônia realizada em São Paulo. A pesquisa “As 150 Melhores Empresas para Você Trabalhar” (MEPT) completa 21 anos em 2017 e é um dos principais reconhecimentos para grandes empresas no Brasil.

Com o intuito de valorizar as empresas que melhor cuidam de seus colaboradores, o estudo avaliou 12 categorias relacionadas às práticas gerais e aos programas de gestão de pessoas das corporações. Na primeira etapa da análise, os próprios funcionários respondem a um questionário sobre o clima organizacional da empresa. As empresas aprovadas para a segunda etapa recebem a equipe de jornalismo da VOCÊ S/A, que percorre as empresas inscritas para fazer uma espécie de auditoria in loco através de reuniões com os funcionários dos níveis operacionais e gerenciais, além de entrevistar os profissionais de RH.

De acordo com Sérgio Rocha, diretor da planta Camaçari, existe na Continental um clima organizacional de cooperação mútua. “Sentimos no dia a dia como as pessoas se orgulham de trabalhar aqui”, explica.

Para Patrícia Guerreiro, gerente de Relações Humanas, o alto nível de engajamento na pesquisa demonstra o comprometimento e satisfação dos colaboradores com a empresa. “Contamos com um time altamente compromissado e coeso e investimos continuamente em nossos talentos. O resultado da premiação é um reflexo dos nossos programas de gestão de pessoas, que prezam pela manutenção da transparência, qualidade e segurança em todas as nossas iniciativas”, afirma a gerente.

Diferenciais

Ainda no que se refere aos programas de RH desenvolvidos pela Continental, Patrícia Guerreiro destaca que as pessoas as pessoas são tidas como pilar fundamental para os altos níveis de eficiência e competitividade do negócio. “Nosso cuidado com o colaborador começa desde o processo de boas-vindas, quando seus primeiros passos são acompanhados pelo seu “Conti Amigo”, até o seu desenvolvimento, passando por programas internacionais de qualificação”, pontua.

Exemplo dessas práticas são os programas de Gestão de Talentos e o de Flexibilidade, que funcionam em Camaçari. No primeiro, uma das principais ações realizadas é um Ciclo de Gestão de Talentos anual, onde o gestor e o colaborador fazem diálogos de planejamento para avaliar quais competências podem ser desenvolvidas e quais medidas podem ser implementadas para alcançá-las. São levados em conta critérios como Performance, que é o desempenho já realizado pelo colaborador, e o Potencial, que é uma análise de promoção e de movimentação lateral (quando o colaborador é movido para outra área ocupando um cargo no mesmo nível). Todo processo é realizado num sistema online que permite o acompanhamento do crescimento do colaborador e preenchimento do que já foi alcançado.

Já no segundo programa, implantado este ano na fábrica de Camaçari, os funcionários têm a opção de escolher jornadas de trabalho que permitem maior flexibilidade com seus compromissos e necessidades pessoais. A intenção é respeitar os diferentes estilos de vida e promover um equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Para isso, são oferecidas quatro modalidades diferenciadas de jornadas: Trabalho à Distância, Jornada flexível, Período Sabático e Meio Período.

Histórico

A unidade baiana também foi amplamente premiada com projetos e iniciativas reconhecidas pelo Grupo Continental. O ContiTireAward – maior reconhecimento interno da divisão de pneus – reconhece iniciativas únicas consideradas boas práticas para todo o grupo. Por duas vezes, a unidade foi condecorada e enviou representantes à premiação na Central em Hannover/Alemanha.