Escritora dá dica de como se destacar em uma entrevista de emprego

Thereza Ferreira ainda falou sobre inteligência emocional e a relação dos pais neste processo

Em tempos de crise e de altos índices de desemprego, o desenvolvimento da inteligência emocional pode ser um forte aliado para conquistar a tão desejada colocação no mercado de trabalho. Com processos de seleção cada vez mais extensos e desafiadores, esse autoconhecimento talvez seja o mais relevante na escolha do profissional para o cargo.

A escritora e criadora do método Phases, Thereza Ferreira, deu algumas dicas para aqueles que estão à procura do emprego dos sonhos. Ela, que também é especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), ainda explicou a relação dos pais neste processo. Confira:

Em tempos de crise, além de buscar se preparar para desempenhar as funções, quais dicas você daria para que a pessoa se destaque em uma entrevista de trabalho?

A primeira dica é que a pessoa se prepare para a entrevista antecipadamente. Ex: Pesquise sobre a empresa, saiba qual a missão da empresa para saber quais habilidades precisará destacar. Pesquise posicionamento da empresa no mercado, assim poderá dizer como pode apoiar no crescimento dentro da necessidade. E, tendo oportunidade durante a entrevista, pergunte sobre a empresa para a pessoa do RH que está fazendo a seleção, assim demostra interesse. Porém, tudo deve ser feito de forma objetiva ou seja sem muito ´floreamento´ de quem está enrolando para passar mais tempo em contato com a pessoa na sala.

Ter inteligência emocional é ser uma pessoa racional ou não? Por que a inteligência emocional pode ser benéfica a para a vida social das pessoas e também no ambiente de trabalho?

Ter inteligência é você ter domínio das suas emoções e assim poder usar suas habilidades em alta performance para desenvolver o comportamento necessário em cada momento. Sendo assim é um comportamento racional do emocional.

Como profissional da área de PNL, como os pais podem auxiliar na educação dos filhos e ajudar a formar pessoas emocionalmente inteligentes?

Estamos vivendo uma geração de crianças cristais onde nada se pode falar que já se quebram emocionalmente. Os pais devem passar seus valores aos filhos, suas verdades, porém importante é passar exemplos que realmente vivem o que falam ser. Como falar para o filho não fumar se é viciado em cigarro? Saber dizer ´não´ e explicar os ´nãos´. Não criar momentos de compensação como passar mais tempo no trabalho e afazeres externos e dar um brinquedo para compensar a ausência. Falar sempre a verdade ao filho de forma clara sem perder a ternura. Assim é possível criar uma pessoa sem traumas.

Os livros Phases 1 (Da autodescoberta à Alta Performance) e o Phases 2 (Transformando Empreendedores em Empresários), de sua autoria, aborda o comportamento de pessoas e traça um caminho sobre como as pessoas podem ter sucesso através da forma como elas se comportam. O que te motivou a escrever esse livro?

Eu cresci em um lar com muitas dificuldades como a grande maioria dos lares brasileiros. Não entendia muito bem como a vida funcionava e isso me afastava das pessoas por conta do comportamento agressivo justamente pela ausência do diálogo que os pais devem manter com os filhos. Então eu fui crescendo com minhas habilidades, porém sem saber usá-las a meu favor. Aos 25 anos era uma profissional bem sucedida porém sem equilíbrio emocional. Vivia nos extremos, hora muito inerte e hora muito intensa, hora muito calma e hora muito nervosa. Isso acontecia justamente porque eu não sabia como minhas emoções eram disparadas. Dentro disso perdi dinheiro, amigos e grandes negócios. Quebrei duas empresas que construí e as pessoas que ficaram com meus negócios ganharam muito dinheiro. Então comecei a querer saber mais de mim. Foi onde há 17 anos comecei estudar comportamento sob a ótica da inteligência emocional. Fui tendo resultados positivos a cada estudo e isso me fez buscar mais. Entendi como a vida opera em PHASES, que a cada momento que acontece elas potencializam suas habilidades e de como você pode usar isso a seu favor. Decidi então colocar isso tudo em um livro e também na criação do método PHASES, onde ensino a escrever um PVC – Plano de Vida e Carreira de alta performance para se chegar ao sucesso em qualquer campo da vida que se deseja destaque.