GERAÇÃO DE EMPREGO: Prefeitura de Camaçari vai realizar seminário com empresas do Polo

Grupo no telegram: t.me/seligacamacari | Vagas de emprego: ACESSE
Elinaldo falou sobre a parcerias entre o complexo industrial e o poder público

Preocupado com o desemprego em Camaçari e em busca da geração de novos postos de trabalho, o Prefeito Elinaldo Araújo vai realizar um Seminário com a participação de todas as empresas do Polo, o Comitê de Fomento Industrial (COFIC), o Centro de Intermediação e Apoio ao Trabalhador, além de movimentos sociais e a sociedade civil organizada. A ideia é discutir em especial a geração de emprego e a forma de contratação no município.

Durante reunião realizada na manhã desta sexta-feira (23/02), entre o secretariado municipal, a diretoria da Braskem unidade Camaçari e representantes do Ciat, o chefe do executivo falou da necessidade da construção de parcerias entre empresas do complexo industrial e o poder público municipal. “Nós, enquanto prefeitura, temos a consciência que não podemos obrigar a contratação dos trabalhadores da cidade, mas por facilitarmos a instalação das fábricas no município, é preciso que se haja uma contrapartida”.

O prefeito ainda destacou a necessidade de que a captação da mão de obra local seja através do Centro de Intermediação. “Temos uma equipe preparada e especifica para esse tipo de serviço. Hoje o desemprego é um problema nacional, nossa ideia é através do seminário dialogar com as empresas, analisar a perspectiva de crescimento do setor, traçar metas e acima de tudo, valorizar os nossos trabalhadores”.

Para a coordenadora do Ciat que vivência diariamente a demanda por vagas, a iniciativa vai contribuir para o surgimento de novos postos. “Foi positiva essa reunião, pois a Braskem é considerada mãe das terceirizadas e parceiras que dão manutenção nas áreas, e ela quem pode incentivar a utilização do Centro como intermediador nas contratações”, disse.

Mesmo pensamento do Diretor Industrial da Braskem Q1 BA, Carlos Alfano Neto. “Percebemos a preocupação clara do governo em buscar oportunidades de emprego para os munícipes e o primeiro passo é o entendimento, no sentido de mostrar o conceito de parada e manutenção, da capacidade produtiva, da competitividade, e assim contribuir para o desenvolvimento local, social e absorção da mão de obra”, pontuou.

Cerca de 70% dos trabalhadores do Polo Industrial são moradores de Camaçari e a prefeitura segue buscando a instalação de novas empresas para o município, a exemplo da Vitro e do Atakadão Akarejo. Outra importante conquista é o Cimatec Industrial, empreendimento que vai fomentar o desenvolvimento do setor.

Ainda sobre o seminário, a previsão é que seja realizado no mês de março deste ano, com importantes palestras de técnicos e economistas na área.