Jeep deve instalar sua Fábrica de veículos militares em Camaçari
Uma linha de montagem para produzir veículos militares será instalada na Bahia, ainda neste ano. Com investimentos de US$ 50 milhões (cerca de R$ 200 milhões), o projeto é uma parceria da VSK Tatical com a Jeep e será oficialmente lançado nesta terça-feira (2), na LAAD 2019.
O projeto visa atender à demanda das Forças Armadas e polícias brasileiras por veículos do gênero. Também podem ser beneficiados órgãos de fiscalização, como o Ibama e guardas civis. “Esse nicho de mercado é atendido apenas com importações”, diz o advogado Marcellus Ferreira Pinto, presidente executivo da VSK Tatical no Brasil.
Há duas opções em análise para a instalação da nova montadora — uma no Polo Industrial de Camaçari e a segunda em Feira de Santana. A meta é iniciar a produção num período entre seis e dez meses, o que resultará na criação de 50 empregos diretos e 200 indiretos.
Inicialmente, serão montados 60 veículos do modelo J8, todos sobre módulos do Renegade importados. O padrão usado será o da divisão militar da Jeep, que faz parte de um núcleo do Departamento de Estado norte-americano.
Ferreira Pinto explica que os veículos terão condições de participar de operações na Amazônia. Segundo o presidente, já há Estados interessados nos carros, que não serão vendidos a pessoas físicas.
Novos empregos
A implantação da empresa irá gerar 50 empregos diretos e 200 indiretos. O presidente classificou o projeto como “enxuto” e com investimento “pequeno. “Ele dá mais visibilidade para o governo e mercado do que propriamente retorno financeiro”, disse.
A empresa ainda demonstrou interesse em criar um polo técnico-militar no local, futuramente. Já existem contratos com uma fábrica de armas, uma de nanotecnologia militar e uma segunda montadora, voltada a veículos blindados pesados. Duas outras empresas estão interessadas no projeto: uma fabricante de munições e outra produtora de armas.