Momento para procurar emprego temporário é esse, diz presidente do Sindilojas

Grupo no telegram: t.me/seligacamacari | Site de vagas em Camaçari: ACESSE
Foto: Ebc

Foi tímido, mas o crescimento no PIB e a queda no desemprego registrado no último trimestre deixaram otimista o setor do comércio na Bahia. Aliado a isso, a Medida Provisória 881, que tem a expectativa de ser sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro em breve, após ser aprovada pelo Senado, deve estimular a criação de mais empregos temporários em 2019.

Para o presidente do Sindicato dos Lojistas (Sindilojas-BA), Paulo Motta, o momento é de confiança, ao contrário dos últimos anos. O sindicalista aconselha a quem está a procura de emprego, que o início do mês de setembro é ideal para intensificar a busca por recolocação no mercado de trabalho.

“Estamos confiantes de os resultados nesse possam ser melhores. A MP 881, desonera bastante o custo do trabalho e facilita contratações. Agora é a hora das empresas começarem a fazer o recrutamento. Depois que for sancionada, tem 90 dias para entrar em vigor, o que deve acontecer em dezembro’, avisa Motta.

Embora otimista, o presidente do Sindilojas é cauteloso e não se arrisca a projetar a quantidade de empregos que deve ser gerada no período. Ele informa que nos tempos pré-crise, cerca de 30 mil vagas eram criadas nos últimos meses do ano.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou os resultados da economia referentes ao segundo trimestre do ano durante essa semana. No último levantamento, o Produto Interno Bruto brasileiro cresceu 0,4%, puxada, segundo especialistas, pela indústria e serviços.

No período, a taxa de de pessoas desempregadas caiu 0,6 pontos percentuais em relação ao primeiro trimestre do ano. 11,8% da população brasileira se encontra desocupada, o que corresponde a cerca de 12,6 milhões de pessoas.

Já a MP881/19, que institui a Declaração de Direitos de Liberdade Econômica, traz mudanças nas relações trabalhistas. Entre as alterações estão: a liberação do trabalho aos domingos e feriados, com folga dominical a cada quatro domingos trabalhados; a obrigatoriedade do registro de ponto para empresas que tem acima de 20 empregados e o fim do E-social, que diminui em 50% os dados trabalhistas exigidos para cadastrar um trabalhador.

Envio de currículo

ATENÇÃO: Nunca pague nenhum valor para participar de um processo seletivo. Não compre cursos, apostilas ou serviços que prometam participação em seleção ou contratação para uma vaga. E jamais informe dados bancários, de cartão ou envie documentos por e-mail ou através de sites que não conheça. Nosso site não se responsabiliza por qualquer tipo de pagamento efetuado.

Para quem está procurando emprego, Paulo Motta tem uma indicação. Os interessados podem mandar currículos para o e-mail do sindicato, no endereço [email protected]. Não é necessário experiência para ocupar uma das oportunidades. Uma dica é informar a função em que pretende trabalhar, como por exemplo, recepcionista, vendedor, atendente, entre outras.