Paranapanema abre oportunidades de emprego em Dias d’Ávila
Coordenador Meio Ambiente
Formação: Graduação em Engenharia Ambiental, Sanitária, Química ou Geologia; Pós graduação em Gerenciamento Ambiental ou Tecnologias Limpas
Principais Responsabilidades: Assegurar o cumprimento dos condicionantes das Licenças e da legislação ambiental Municipal, Estadual e Federal, mediante monitoramento, estudos e relatórios técnicos; Coordenar a certificação e manutenção do sistema de gestão ambiental na ISO 14.000, através da melhoria de práticas, definição de indicadores, normas, procedimentos e realização de auditorias sistêmicas, incluindo fornecedores; Realizar o processo de renovação das Licenças Ambientais; Elaborar parecer técnicos para as demandas dos órgãos ambientais (advertência, notificação e multas); realizar estudos ambientais e produzir relatórios específicos, abrangendo todos os processos da empresa e acompanhamento dos técnicos dos órgãos de controle e fiscalização ambiental; Coordenar o atendimento às reclamações internas e externas de meio ambiente; Contribuir para a redução dos impactos ambientais e otimização do uso dos recursos naturais, através da identificação de tecnologias limpas; Coordenar o Programa “Agentes Ambientais” nas comunidades circunvizinhas, coordenando o processo de educação ambiental e interlocução ágil nas demandas ambientais oriundas destas comunidades; Elaborar, implantar e manter programas de meio ambiente; Coordenar o programa de gestão de resíduos; Gerenciar os contratos da área de meio ambiente, realizando o controle dos gastos da área de meio ambiente; Fazer a gestão da equipe de meio ambiente.
Conhecimentos importantes: Recuperação de Áreas Degradadas; descontaminação das Águas Subterrâneas; Gestão Ambiental de efluentes líquidos e gasosos; gerenciamento de Resíduos; Avaliação de Impacto Ambiental; Legislação Ambiental; Controle Ambiental; Uso e Conservação do Solo; Norma ISO 14000.
Desejável: Conhecimento em Balanço (hídrico, térmico e massa) e Gerenciamento de projetos
Coordenador de Segurança do Trabalho
Formação: Graduação em qualquer Engenharia; Pós graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho com registro no CREA ativo; Desejável: Conhecimento na Norma OHSAS 18001
Principais responsabilidades: Elaborar e executar projetos de normas e sistemas para programas de segurança do trabalho, desenvolvendo estudos e estabelecendo métodos e técnicas, para prevenir acidentes de trabalhos e doenças profissionais; Acompanhar e fiscalizar a execução de obras civis contratadas pelo Ministério Público; Controlar perdas potenciais e reais de processos, produtos e serviços e ao identificá-las, determinar e analisar suas causas, estabelecendo plano de ações preventivas e corretivas; Assessorar a fábrica em assuntos relativos à segurança e higiene do trabalho, examinando locais e condições de trabalho, instalações em geral e material, métodos e processos adotados pelo trabalhador, para determinar as necessidades no campo da prevenção de acidentes; Inspecionar as unidades da Instituição e estabelecimentos fabris, comerciais e de outro gênero, verificando se existem riscos de incêndios, desmoronamentos ou outros perigos, para fornecer indicações quanto às precauções a serem tomadas; Executar campanhas educativas sobre prevenção de acidentes, organizando palestras e divulgações nos meios de comunicação internos e externos, distribuindo publicações e outro material informativo, para conscientizar os trabalhadores e o público, em geral; Realizar estudos sobre acidentes de trabalho e doenças profissionais, consultando técnicos de diversos campos, bibliografia especializada, visitando fábricas e outros estabelecimentos, para determinar as causas desses acidentes e elaborar recomendações de segurança.