PMBA divulga concorrência de concurso para soldado

O concurso para soldado da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia registrou um total de 141.878 inscrições. As duas mil vagas para a PM serão disputadas por 123.812 candidatos (uma proporção de 61 candidatos por vaga). Já para as 750 vagas de bombeiro foram inscritas 18.066 pessoas (24 candidatos por vaga).

Os maiores números de inscritos para PM foram registrados nas cidades de Salvador, Juazeiro e Feira de Santana. Já para bombeiro, as cidades de Salvador, Feira de Santana e Itabuna tiveram a maior quantidade de inscritos. Em 2012, o concurso da PM teve 74.702 candidatos disputando duas mil vagas, e, em 2008, foram 84.041 pessoas para 3,2 mil vagas.

Uma vez habilitado para o curso de formação, seja da Polícia Militar ou do Corpo de Bombeiros Militar, o candidato irá ingressar no quadro das corporações como aluno soldado. Quando tiver concluído o curso e, posteriormente, lotado na região de sua escolha, o soldado da PM e do Corpo de Bombeiros terá carga horária de 40 horas semanais.

A remuneração, composta de soldo e gratificação, é de R$ 3.019, tanto para a Polícia Militar como para o Corpo de Bombeiros. A seleção ocorrerá em duas etapas, com provas objetivas e discursiva, previstas para o mês de agosto. O concurso tem validade de um ano, a contar da data da publicação da homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.