Prefeitura de Camaçari fecha o CIAT a partir de segunda-feira

Grupo no telegram: t.me/seligacamacari | Vagas de emprego: ACESSE

Por Ascom

O prédio do Ciat (Centro de Atendimento ao Trabalhador) será fechado para obras de reformas a partir dessa segunda-feira (dia 7) e deve reabrir em 60 dias já como o SIMM-Camaçari (Serviço de Intermediação Municipal de Mão de Obra). No entanto, o atendimento ao trabalhador não será interrompido. O cadastro e encaminhamento serão itinerantes, realizados durante o projeto Prefeitura nos Bairros, que ocorre quinzenalmente. Nas semanas que não houver o programa, à medida que vagas de emprego forem surgindo, os trabalhadores cadastrados serão comunicados por telefone. A disponibilização de vagas também poderá ser consultada via internet no site do Ministério do Trabalho que lista a relação de empregos oferecidos em todos os municípios brasileiros.

Além da ampliação das instalações físicas para um melhor atendimento ao trabalhador no antigo prédio do Ciat, o SIMM-Camaçari terá uma central de busca de vagas nas empresas locais, pré-seleção de candidatos para que eles tenham suas formações educacional e profissional avaliados e cursos de apoio e técnicos.

Maria Thereza Andrade, coordenadora da área de Emprego, Trabalho e Renda da prefeitura explicou que uma das funções do SIMM será preparar adequadamente o trabalhador para que ele possa disputar as vagas do mercado de trabalho em boas condições. “Faremos testes para avaliar as carências nas áreas de matemática, português, oratória e conhecimentos gerais do candidato. Se observarmos falhas vamos matriculá-los nos cursos rápidos das matérias em que eles estão fracos. Assim ficarão mais preparados para o mercado”. Ela informou que o programa vai abrir cursos de qualificação profissional a partir das demandas das empresas de Camaçari.

Outra faceta do SIMM-Camaçari será a Casa do Empreendedor. “É uma opção para estimular o empreendedorismo. Quem tiver vocação para abrir um pequeno negócio, poderá se qualificar, pois trabalharemos com o Sebrae, cujos técnicos fornecerão todo o apoio técnico para a pessoa que se interessar em se tornar um microempresário”, disse. Maria Thereza acredita que o SIMM-Camaçari será fundamental para qualificar a mão de obra local, preparando-a para o aquecimento da economia com a criação de novas vagas de trabalho.