Vai fazer entrevista de emprego? Use os primeiros minutos a seu favor
É importante perceber que nestes primeiros minutos, talvez, você não tenha muito tempo para falar e apresentar um discurso capaz de ajudar
A entrevista de emprego é um processo no qual o recrutador precisa avaliar o perfil do candidato e em um período muito curto, afinal muitas duram menos de 1 hora. Sendo assim, qualquer minuto é muito importante para causar uma boa impressão e, principalmente, mostrar que você está preparado para assumir a posição em aberto.
Não se preocupar com os primeiros momentos de contato com o recrutador é um grande erro, uma vez que estes minutos iniciais servirão de base para as interpretações e análises o profissional de RH, sejam elas positivas ou negativas. Lembre-se: a primeira impressão é a que fica! Mesmo um recrutador com grande capacidade de fazer uma análise imparcial, evitando julgamentos, sofre com este efeito. Isso é parte de um processo natural executado por todo cérebro humano.
É importante perceber que nestes primeiros minutos, talvez, você não tenha muito tempo para falar e apresentar um discurso capaz de ajudar. Na realidade, o que mais vai contar nos momentos iniciais é a sua comunicação não-verbal, que está presente desde quando o profissional de RH te olha pela primeira vez e inicia a sua análise (consciente ou não). Dito isso, confira algumas dicas para te ajudar na entrevista e facilitar a conquista do emprego.
1- Apresente-se adequadamente
A sua aparência e a roupa que você veste fazem uma enorme diferença na interpretação que o recrutador terá. Obviamente este não é um fator decisivo para a conquista do emprego, mas conta pontos a favor, principalmente se a sua aparência estiver alinhada com o perfil da empresa. Clique aqui e entenda melhor como se vestir no processo seletivo.
2- Seja agradável (com todos e não só com o recrutador)
Mantenha sempre um sorriso, seja educado e, desde o momento que chegar na empresa para a entrevista, cumprimente todos os colaboradores que cruzarem o seu caminho, sejam eles seguranças, auxiliares de limpeza, recepcionistas ou sócio. O recrutador pode avaliar o seu comportamento, até mesmo, fora da sala de entrevista, perguntando sobre a sua postura a outros colaboradores da empresa.
3- Atente-se a todos os detalhes
Muitas vezes não conseguimos identificar corretamente o perfil da empresa apenas olhando o site. Portanto, é fundamental estar de olhos abertos ao entrar no local e enquanto aguarda ser chamado pelo recrutador. Perceba a decoração do ambiente, a forma como as pessoas falam se portam e, até mesmo, os assuntos que elas discutem. Isto pode te dar valiosas informações para utilizar na entrevista e fazer um comentário inteligente ou um elogio sobre a empresa.
4- Saiba iniciar um conversa
A sua habilidade de iniciar uma conversa e tornar a clima mais agradável, mesmo que utilizando de temas simples como a mudança no clima, as suas impressões positivas sobre o ambiente da empresa ou, até mesmo, uma situação da sua rotina é o suficiente para causar uma boa impressão e, também, te ajudará a esquentar a sua comunicação para os assuntos que virão.
5- Comunique-se inconscientemente
Existe uma forma de mostrar à mente do recrutador que você é alguém interessante e que vale a pena se ouvido, sem ele perceber conscientemente. Torne a sua comunicação o mais próxima possível do recrutador. Fale na mesma velocidade que ele fala, com o mesmo volume e, se possível, com gestos parecidos. Identifique se o recrutador é mais sério ou informal e siga este padrão. Quanto mais parecida for a sua comunicação com a do recrutador, menor serão os ruídos e as distrações e maior serão as suas chances na entrevista de emprego.