Mais de 700 bolsas auxiliam estudantes

Já estão abertas as inscrições do processo seletivo 2021.1 para os cursos técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) na Bahia, com a oferta de 6.460 vagas, das quais 735 são destinadas aos candidatos do Programa de Bolsas de Estudo, conforme regulamento próprio.

O edital, com a lista completa de cursos, vagas disponíveis, valores das mensalidades para cada município e descontos, entre outras informações, estão disponíveis no site www.tecnicosenai.com.br.

Devido aos riscos de infecção, não descartada a ameaça de uma segunda onda de Covid, grande parte das aulas é realizada de forma remota, ao vivo, na plataforma educacional Meu Senai, mediante acesso por meio de link informado aos discentes.

Há, no entanto, cursos presenciais, devido à natureza da formação, com oferta de 580 bolsas para este tipo de modalidade, enquanto outras 155 são ofertadas para os não presenciais, com transmissão de conteúdo pela internet.

Critérios – As bolsas são destinadas a estudantes de famílias comprovadamente de baixa renda, que tenham obtido pontuação média igual ou superior a 500 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos anos de 2015, 2016, 2017, 2018 ou 2019.

Os candidatos com este perfil têm até 9 de dezembro para fazer a inscrição, enquanto os alunos pagantes podem matricular-se até dia 20, com desconto de 60% na primeira mensalidade e de 30% no pagamento até o dia 5 de cada mês, até o final do curso.

Os estudantes de curso técnico pago também têm a possibilidade de solicitar o crédito estudantil, com ou sem fiador. Neste caso, o aluno pode optar por pagar 50% da mensalidade durante o curso e o restante depois de formado.